Com uma sonoridade acústica e com a inspiração da música celta, ESTRIGA é um novo arranjo de um dos temas mais popularizados do cancioneiro tradicional transmontano “Ó que estriga trago na roca”, recolhido em Bragança (1982) por José Alberto Sardinha, e que se costumava cantar nos serões do linho.
É um tema que faz alusão às rondas dos rapazes, que em grupos percorriam os vários fiadouros das aldeias.
ESTRIGA é o primeiro single de pré-apresentação do novo disco do trio Espiral, que sairá no fim deste ano e que fará a confluência entre a música celta e o baile folk, com produção musical de Quiné Teles.
O single já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e foi gravado no Estúdio Sótão da Velha (Ílhavo) em Junho de 2023.
A sonoridade é marcadamente acústica, com Ana Clément nas flautas de bisel, gaita-de-fole e voz, Emiliana Silva no violino e Sara Vidal na harpa celta, guitarra acústica e voz. Seja em ambiente mais intimista e romântico ou com a animação de um baile folk de danças europeias, Espiral traduz-se em emoções!
A celebrar 10 anos de carreira musical, Espiral inspira-se no imaginário celta e convida a uma viagem sonora pelas músicas tradicionais da Irlanda, Escócia, Galiza, País de Gales, Bretanha e Portugal, a par de composições próprias.