Celina da Piedade a celebrar o seu SOL

Dois concertos de muito SOL e calor humano. Assim podemos descrever as duas apresentações ao vivo que Celina da Piedade fez com convidados de excepção, a assinalar o final da digressão do seu álbum Sol e culminando dois intensos anos de palcos nacionais e internacionais.

A 15 de Novembro, no Capitólio, em Lisboa, o público encheu a plateia para ouvir atentamente não só as músicas mais recentes, como os temas tradicionais do cancioneiro alentejano, especialmente com a participação do grupo feminino As Ceifeiras de Pias, que não defraudou as expectativas. Reivindicando as suas origens e referências alentejanas, Celina da Piedade proporcionou ao público momentos mais intimistas com o cante alentejano só a vozes, que contrabalançou com os temas mais ritmados, terminando o concerto com o público em pé e a dançar. Igual destaque para a participação de Rodrigo Leão, com quem a artista partilha a sua carreira há 18 anos, e que foi um dos momentos mais ovacionados da noite.

No dia seguinte, Celina da Piedade regressou ao Hard Club, no Porto, para um concerto muito aguardado pelo público portuense, que contou com as participações especiais do multi-instrumentista galego Fernando Barroso e o veterano Sebastião Antunes, cúmplices de muitas músicas partilhadas. Tanto os êxitos antigos, como a “Pêra Verde”, como as canções mais recentes foram sendo cantados pelo público, que dançou sem descanso em todas as canções durante duas horas.

Celina apresentou-se acompanhada pelos seus músicos Sebastião Santos na bateria, Sofia Neide no contrabaixo, Filipa Ribeiro na percussão e Nilson Dourado na guitarra. Com 3 álbuns a solo e mais de 20 anos de carreira, Celina da Piedade tem desenvolvido uma intensa actividade enquanto acordeonista, cantora e compositora, sendo uma das vozes mais reconhecidas da música de raiz portuguesa a nível mundial. Além de manter uma profícua carreira a solo, tem colaborado regularmente com alguns dos mais destacados músicos portugueses e internacionais.

Publicado em
Categorizado como Sol

Deixe um comentário