Matriz

DATA: 11 Dezembro, 2020
ARTISTA: Sara Vidal
EDITORA: Sons Vadios
CATáLOGO: SV009
Nº DE EXEMPLARES: 1000

ma·triz
(latim matrix, -icis, fêmea reprodutora, útero, tronco principal, registo, origem, causa)

Após ter sido, entre 2005 e 2011, a voz do grupo galego Luar na Lubre, um dos mais reconhecidos a nível internacional, e de múltiplas participações em diversos grupos portugueses, chega a vez de Sara Vidal se apresentar em nome próprio, com o seu primeiro disco a solo MATRIZ a marcar 15 anos de carreira. O lançamento será no dia 11 de Dezembro e a estreia do videoclip do single “Baile da meia volta” será no mesmo dia, às 21h30, no canal YouTube de Sara Vidal, seguido de um live streaming com dois temas em directo.

Com uma sonoridade acústica e confluência de múltiplos instrumentos, a voz assume-se como o principal veículo condutor por entre uma selecção musical composta na íntegra por temas tradicionais, que aqui ganham novo pulsar e respirar pela direcção musical de Manuel Maio e Rui Ferreira. Em MATRIZ, somos convidados a viajar pela geografia portuguesa e a descobrir o cancioneiro tradicional de cada região sob um denominador comum: a condição feminina nas diferentes etapas da vida.

A pertinência artística deste trabalho assenta na valorização da música tradicional, enquanto veículo cultural e etnográfico da nossa matriz identitária. Ao mesmo tempo que se pretende desconstruir a ideia recorrente de que a música tradicional é pobre e limitada, este disco pretende sensibilizar novos públicos para a cultura popular, através de novas abordagens sonoras, que poderão ser mais atractivas e estimulantes à descoberta.

MATRIZ é o amadurecimento de 15 anos de percurso musical de Sara Vidal, que conta com uma vasta trajectória profissional nas músicas de raiz, entre Galiza e Portugal. Actualmente desenvolve o seu trabalho musical nos grupos Espiral, A Presença das Formigas, Diabo a Sete, Cantos da Quaresma e Companhia do Canto Popular, todos no âmbito das músicas do mundo, sendo reconhecida como uma das vozes de referência da música folk e tradicional portuguesa, tanto a nível nacional, como internacional.

Alinhamento
01 . Baile da meia volta 3’04
02 . Descante aos noivos 3’45
03 . Agora vou me deitar 3’37
04 . Já os galos cantam 4’00
05 . Fiando o linho 2’38
06 . Romance da Claralinda 2’27
07 . Idalina 2’34
08 . Adelaidinha 1’35
09 . Arvoredo 3’44
10 . Baile do ladrão 2’43
11 . Verde Gaio / Lengalenga 2’50
12 . Faça Ai Ai 2’55

Ficha artística
Sara Vidal . voz, harpa
Manuel Maio . bandolim, violino, piano, coro
Rui Ferreira . baixo fretless, guitarra, piano, percussão
Ricardo Coelho . percussão
Rogério Cardoso Pires . guitarra
André Cardoso . guitarra
João Pratas . gaita-de-fole
José Fidalgo . contrabaixo
Sofia Adriana Portugal . coro, percussão
Ângela Oliveira, Joana Castro, Teresa Campos . coro
Tânia Cardoso . voz lengalenga

Ficha técnica
Produção Musical . Manuel Maio e Rui Ferreira
Captação e Mistura . Rui Ferreira
Masterização . Mário Barreiros
Ilustração . Gonçalo Costa

Apoio institucional
Convento de Balsamão – MIC
Fundação GDA

Deixe uma resposta

2014 JamSession © All rights reserved.